NOME: Mônica de Paula Tolentino Reis
DATA DE NASCIMENTO: 12/04/1972
FILIAÇÃO: Geraldo de Paula Costa e Zilda Moreira Tolentino
NATURALIDADE: Matipó - MG
ESTADO CIVIL: Casada
ESCOLARIDADE: Mestrado
PROFISSÃO:Professora
PARTIDO: PSD
BREVE BIOGRAFIA:
Nascida em 12 de abril de 1972, no Córrego dos Viturinos, município de Matipó-MG, Mônica de Paula Tolentino Reis é filha de Zilda Moreira Tolentino e Geraldo de Paula Costa. Desde cedo, teve sua trajetória marcada pela dedicação à educação e ao serviço público.
Concluiu o Ensino Fundamental I na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, onde mais tarde também iniciou sua carreira como professora. O Ensino Fundamental II foi iniciado na Escola Estadual de Abre Campo e concluído, junto com o Ensino Médio, na Escola Estadual Waldomiro Mendes de Almeida, em Matipó, em 1989, no curso de Magistério.
Em 1990, iniciou sua trajetória docente na Escola Municipal Presidente Castelo Branco. No ano seguinte, foi aprovada no vestibular para Licenciatura em Matemática pela FAFILE – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola, concluída em 1993. Posteriormente, especializou-se em Matemática pela UNIGRANRIO, em 2000.
Embora tenha atuado em outras escolas importantes da região, como a Escola Estadual Waldomiro Mendes de Almeida e a Escola Estadual Maria Vicência Brandão, foi na Escola Estadual do Bairro Boa Vista que Mônica construiu a maior parte de sua trajetória na educação. Desde 1993, quando começou a lecionar na instituição, até 2024, sua dedicação foi marcante, passando de professora a diretora, cargo que ocupou com excelência por cinco mandatos.
Em 2002, após aprovação em concurso público da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG), assumiu dois cargos efetivos, consolidando ainda mais sua relação com a comunidade escolar do Bairro Boa Vista. Sob sua liderança, a escola se destacou como um espaço de transformação e oportunidades, evidenciando seu compromisso com a educação de qualidade.
Paralelamente à sua atuação na rede estadual, Mônica também trabalhou como professora de Matemática no curso pré-vestibular Estratégico, no Colégio Estratégico e no Centro Educacional de Matipó, instituições onde seus filhos também estudaram durante quase todo o período escolar.
Em 2012, afastou-se temporariamente da direção da Escola Estadual do Bairro Boa Vista para dar continuidade ao sonho de cursar o mestrado em Matemática na Universidade Federal de Viçosa (UFV), iniciado em 2011 e concluído em 2013. Retornou à direção em 2015 e permaneceu até julho de 2024, quando deixou a função para se candidatar ao cargo de vereadora.
Além da sólida carreira profissional, Mônica é casada desde 2000 com César Dornelas Reis e mãe de dois filhos: César Dornelas Reis Filho, estudante de Engenharia na UNIFEI em Itabira e Lara Luísa Tolentino Reis, aluna do curso de Medicina na Univertix.
Com vasta experiência em gestão educacional, ensino e formação de jovens, Mônica de Paula Tolentino Reis iniciou seu mandato como vereadora em 2025, com a missão de transformar sua vivência na educação em ações que beneficiem toda a população de Matipó.
NOME:Grinaldo Luzia da Costa (Toco do Veiako)
DATA DE NASCIMENTO: 06/05/1974
FILIAÇÃO: Sebastião Luzia da Costa e Irani Souza
NATURALIDADE: Matipó - MG
ESTADO CIVIL: Casado
ESCOLARIDADE: Ensino Fundamental
PROFISSÃO:Lavrador
PARTIDO: REPUBLICANOS
BREVE BIOGRAFIA: Grinaldo Luzia da Costa, popularmente chamado de Toco do Veiako, tem 50 anos e reside em Matipó, Minas Gerais. Casado com Suelene Rodrigues Costa, é pai dedicado de dois filhos, Nathan Rodrigues Costa e Kaian Rodrigues Costa.
Filho de Sebastião Luzia da Costa e Irani Souza, Toco enfrentou grandes desafios desde cedo. Tornou-se órfão de pai na pré-adolescência e, ao lado dos irmãos, mudou-se para a zona rural, na comunidade de Quim Pedro, onde foi acolhido por uma família adotiva liderada por Rone Mendes e sua esposa Eni Mendes. Como homem preto, sem escolaridade completa, ele encarou de frente as dificuldades sociais e o desamparo familiar, transformando essas adversidades em força e aprendizado. Para Toco, a formação como pessoa, construída na superação diária, foi o principal agente que o impulsionou a alcançar a vereança.
Sua trajetória profissional reflete sua resiliência e dedicação. Trabalhou como servente de pedreiro, garçom em eventos, serviços gerais em granjas, turmeiro e lavrador, com mais de 15 anos dedicados à colheita de café. Atualmente, é comerciante, especializado na venda de suprimentos, verduras e legumes. Também buscou aperfeiçoamento ao se formar em fruticultura pelo Senar nos anos 2000.
NOME: Marcos Pereira Quintão
DATA DE NASCIMENTO: 13/03/1977
FILIAÇÃO: João Bosco Quintão e Maria Pereira Quintão
NATURALIDADE: Abre Campo/MG
ESTADO CIVIL: Casado
ESCOLARIDADE: Ensino Superior Completo
PROFISSÃO: Fisioterapeuta
PARTIDO: MDB
BREVE BIOGRAFIA: Nasceu na zona rural de Abre Campo-MG onde morou até os 18 anos, em 1996 foi para Belo Horizonte onde morou por 2 anos, em seguida foi cursar a faculdade de Fisioterapia em Caratinga, onde morou por 5 anos. Em 2004, retornou a Abre Campo e começou sua carreira de Fisioterapeuta onde procurou dedicar ao máximo ao próximo, sempre preocupado em ajudar e atender as necessidades das pessoas.
Em 2007 mudou para o município de Matipó onde conheceu sua esposa, Érika Gomes Vieira Quintão, tiveram dois filhos, João Marcos e Cecília.
Atualmente dedica seu tempo a Fisioterapia e ao cargo de vereador onde foi eleito no ano passado, 2024, tomou posse esse ano, 2025, com o pensamento de sempre ajudar o próximo.
Marcos Pereira Quintão
NOME: Luis Marcio de Paula
DATA DE NASCIMENTO: 20/08/1973
FILIAÇÃO: Célio Dornelas de Paula e Alzira Martins de Paula
NATURALIDADE: Matipó - MG
ESTADO CIVIL: Casado
ESCOLARIDADE: Ensino Superior Completo
PROFISSÃO: Motorista
PARTIDO: MDB
BREVE BIOGRAFIA: Luis marcio de Paula, nasceu em 20 de agosto de 1973, filho de Célio Dornelas de Paula e Alzira Martins de Paula, natural de Matipó, cresceu na zona rural (córrego da Fumaça, Pedra Bonita). Estudou na escola que tinha na porta de sua casa, intitulada com o nome de seu avô `in memorian`”Jarbas Dornelas”, passando por outras escolas a seguir. Aos 24 anos, no ano de 1997, casou-se com Adenisa Franklin Fialho de Paula e, em meados de 2002 passaram a residir nesta cidade de Matipó, onde ambos têm sua naturalidade. O casal tem dois filhos, Crystian Franklin de Paula e Luis Filipe Franklin de Paula. Luis Marcio, iniciou a vida de trabalhador rural na adolescência e durante sua estadia na roça. Trabalhou como servente de pedreiro, motoboy, caminhoneiro a serviço rural, de 2002 a 2008. Em 2009, ingressou como motorista na área da saúde na prefeitura municipal deste município no primeiro mandato do prefeito Fábio Henrique Gardingo, onde se interessou pela política e se candidatou a vereador em 2016 e 2020, ficando como suplente nas duas eleições. Em 2024, novamente candidato, foi eleito como vereador mais votado. Sempre foi muito prestativo e contribuiu para melhorias da saúde no município e com o pensamento no próximo.
NOME: Gustavo de Souza
DATA DE NASCIMENTO: 06/03/1985
FILIAÇÃO: Ivanda Arcolina de Souz
NATURALIDADE: Matipó - MG
ESTADO CIVIL: Solteiro
ESCOLARIDADE: Ensino Superior Completo
PROFISSÃO:Confeiteiro
PARTIDO: MDB
BREVE BIOGRAFIA: Gustavo de Souza nasceu no município de Matipó (MG) no dia 6 de março de 1985, filho de Ivanda Arcolina de Souza. Cresceu no bairro Boa Vista, em Matipó, e desde a sua infância demonstrou grande ligação com a sua comunidade local.
Antes de assumir o cargo de vereador em 2025, Gustavo trabalhou ativamente na Secretaria Municipal de Saúde de Matipó, onde desempenhou a função de entregador de oxigênio, contribuindo para a saúde e o bem-estar da população. Durante o período em que não estava dedicado à sua função na secretaria, Gustavo também se destacou como confeiteiro, realizando a venda de bolos e contribuindo para o setor local de maneira empreendedora.
Com uma trajetória marcada por sua dedicação ao serviço público e ao empreendedorismo, Gustavo de Souza assumiu a responsabilidade de representar sua cidade como vereador, com o compromisso de trabalhar pela melhoria das condições de vida de seus conterrâneos e pelo desenvolvimento de Matipó.